top of page

Guia para a elaboração de Referências bibliográficas

NORMAS PORTUGUESAS

NORMAS NP 405

No quadro do Sistema Português da Qualidade, o Instituto Português da Qualidade (IPQ), como Organismo Nacional de Normalização, coordena a atividade normativa nacional, cabendo-lhe a responsabilidade de aprovar e homologar as Normas Portuguesas (NP). No âmbito da normalização de referências bibliográficas apresentamos aqui alguns exemplos de referências bibliográficas, de acordo com as NP 405

para Documentos impressos, que abrange monografias, publicações em série, artigos, teses, atas de congressos, relatórios científicos e técnicos, documentos legislativos, judiciais, religiosos, patentes, normas, música impressa e resumos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As referências bibliográficas são constituídas pelos elementos que identificam uma publicação ou parte dela – livros, artigos, documentos eletrónicos e audiovisuais.

As referências bibliográficas de qualquer trabalho surgem no final do mesmo, por ordem alfabética. Seja qual for a norma de citações e referências selecionada, o seu uso deve ser consistente, isto é, devemos aplicar a mesma norma do princípio ao fim dos nossos trabalhos.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Nas referências bibliográficas o apelido do autor deve ser escrito em maiúsculas;

Quando a responsabilidade da obra for partilhada por um máximo de três autores deverão ser todos referenciados;

Quando a responsabilidade da obra for partilhada por quatro ou mais autores, indica-se apenas o nome do primeiro, seguido da expressão latina [et al.], que significa e outros;

No caso das obras coletivas com indicação do nome do editor literário, deve indicar-se o nome do editor seguido da expressão ed. ou eds. Se existirem três ou mais editores aplica-se o caso referido no ponto anterior;

No caso dos tradutores aplica-se a mesma regra. Se existirem até um máximo de três tradutores deverão ser todos mencionados, se existirem mais de três tradutores indica-se o nome do primeiro seguido da expressão latina [et al.];

No caso de obras sem data de publicação expressa deve indicar-se a data aproximada, por ex. 199-. Sabemos que a obra é da década de 90, mas não sabemos o ano exato;

No caso de obras em que não venha expressa a data de publicação, mas venha expressa a data de depósito legal, impressão ou de copyright, devemos indicar a data que vier expressa;

No caso das obras traduzidas pode indicar-se o tradutor após o título da obra;

No nome da editora não devem ser incluídas as designações comerciais (S.A., Lda., etc.);

Se o local de edição e/ou a editora não vierem mencionados na publicação, utilizam-se as seguintes expressões latinas:

[S.l.] – sem local de edição (do latim sine loque)

[s.n.] – sem nome de editor (do latim sine nomine)

ELABORAÇÃO DAS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LIVROS IMPRESSOS

Autoria da Obra...

APELIDO DO AUTOR, Nome(s) do autor – Título do livro: complemento de título. Edição. Local de publicação: Editora, Ano de publicação. Número de páginas. (Nome da coleção). ISBN.

Pimenta, Fernando Manuel Tavares Martins, 1980 – Os templários em Soure : 1128-1309. [Soure] : Município de Soure, 2019. 111 p.. ISBN 978-989-98455-5-8

Descrição Normalizada

Exemplo

Livro disponível em...

LIVROS ELETRÓNICOS (EBOOK)

Aplica-se a regra de autoria das monografias

Descrição Normalizada

APELIDO, primeiros nomes - Título (a destacado). Tipo de suporte (entre parêntesis retos). Edição. Local de publicação : Editor, Ano de publicação, Data de atualização ou revisão. Data de consulta (entre parêntesis retos). Disponibilidade e acesso. ISBN.

Exemplo

CAMÕES, Luís de, 1524?-1580 - Os Lusíadas [Em linha]. Projeto Gutenberg: 2022 [Consult. 9 março 2023]. Disponível em WWW: <https://www.gutenberg.org/ebooks/3333>.

DOCUMENTOS ONLINE

Aplica-se a regra de autoria das monografias

APELIDO, Nome(s) – Título: complemento de título [em linha]. Edição. Local: Ano do documento, Data de atualização ou revisão. [Consult. Data de consulta]. Disponível em WWW:

Vila Nova de Anços. In: Wikipédia, a enciclopédia livre [Em linha]. Flórida: Wikimedia Foundation, 2022, rev. 7 Julho 2022. [Consult. 10 março 2023]. Disponível em WWW:<https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Vila_Nova_de_An%C3%A7os&oldid=63948122>.

Exemplo

Descrição Normalizada

FILMES OU DOCUMENTÁRIO VÍDEO

Este tipo de documento raramente tem um responsável principal que possa ser considerado autor.

APELIDO, Primeiros nomes- Título. [designação genérica de material]. Responsabilidade secundária. Local de publicação: editora, ano de publicação. Descrição física. (série). Notas

It's a Wonderful Life. [registo vídeo]. Realização de Frank Capra. Los Angeles: RKO, 1947. 1 cassete vídeo (VHS) (130 min.) : p & b, son.

Exemplo

Descrição Normalizada

REGISTO SONORO (MÚSICA, PODCAST ....)

Áudio c/ autor pessoa

AUTOR(es) (APELIDO, Nome) -Título. [Registo sonoro]. Local: Editor, Ano. Designação específica do material.

 PONTES, Dulce - Caminhos [registo sonoro]. Portugal : Movieplay, 1996. - 1 disco (CD).  

Exemplo

Descrição Normalizada

CITAÇÕES

As citações são formas de referência abreviada que permitem identificar a publicação de onde retirámos ideias, excertos, etc. e a sua localização exata nesse documento original.

No que diz respeito às citações, a NP405 contempla diversas possibilidades. Sugerimos a forma autor, data, pág. que se usa entre parênteses, a seguir ao texto ou ideia citados e em correspondência com a lista de referências bibliográficas final.

ELABORAÇÃO DAS CITAÇÕES

reproduzir integral e rigorosamente as ideias do autor, entre aspas, no caso de uma citação curta (até 3 linhas), referindo a fonte imediatamente a seguir e na bibliografia. Se for mais longa, separar do texto principal com espaçamento duplo e avançado em relação à linha do texto principal, com espaçamento simples e letra em tamanho inferior. Segue-se a indicação da fonte e depois na bibliografia.

Nota: A consulta deste guia não dispensa a consulta das normas. Nestas pode encontrar mais informação e mais detalhes.

bottom of page