top of page

Partindo do lema “Ligando comunidades e culturas” que serviu de mote, a nível nacional, para assinalar o mês das Bibliotecas Escolares, a Rede das Bibliotecas do Concelho de Soure promoveu a ação “A Volta ao mundo em 80 vassouras” em articulação curricular com o 1º CEB (alunos e professores).

Este ano letivo, antecipando a comemoração dos 20 Anos da Biblioteca Municipal, esta ação foi realizada neste espaço municipal como forma de promover e reinventar, cada vez mais, a relação de toda a comunidade escolar com as bibliotecas e com a leitura

Descrição da ação:

Problema: A bruxa Marafada anuncia a todos os meninos participantes que a sua grande amiga, a bruxa Clementina, tinha passado o ano a viajar pelo mundo onde, em cada continente/país tinha encontrado seres fantásticos (Ásia: dragões;  América: fantasmas; Europa: vampiros, Oceânica: sapos cuspidores de fogo; África: curandeiros e feiticeiros). Depois de construir, com sucesso, bibliotecas para bruxas em todos os continentes, em África encontrou um feiticeiro que temendo perder poder perante os livros e a leitura, lançou um feitiço sobre Clementina, e esta que adorava livros, passou a odiar livros, leitura e bibliotecas.

Perante tal problema Marafada anuncia ainda que pensa ter encontrado o antídoto para esta feitiçaria e propõe, a cada grupo de crianças, a realização de um percurso com 4 etapas onde construirão 4 objetos mágicos e assim quebrarem o feitiço lançado pelo feiticeiro que impediu a construção de bibliotecas para bruxas em África.

4 etapas:

- corredor e torreão: observação das 80 vassouras no céu e construção de uma vassoura mágica

- cimo das escadas: construção de 4 puzzles (4 capas de livros de histórias de bruxas e  sopa de letras/labirintos sobre as mesmas histórias selecionadas: Carlota Barbosa a bruxa medrosa; Mimi e o Robô; Desculpa, por acaso és uma bruxa?, Bruxas, feiticeiras e suas maroteiras).

- auditório: 4 filmes, 4 livros.. Visionamento de partes de 4 filmes, associados ao livro (O Fantasma da Ópera, A Bela e O Monstro; Branca de Neve e os Sete Anões, A casinha de chocolate;)

- sala de expressões – oficina de escrita criativa - construção de palavras mágicas através da leitura de cartões de imagens de livros.

No átrio e já com os respetivos antídotos, os grupos vão até à casa da bruxa Clementina que os recebe sem grande simpatia. As crianças vão entregando os respetivos objectos e lendo aquilo que construíram, sempre com a ajuda de Marafada e com músicas e luzes. A bruxa Clementina vai interiorizando o efeito dos antídotos das 4 coisas trazidas pelas crianças até recuperar o prazer de ler. Termina com Clementina a calçar as luvas brancas e a pegar num livro para lhes contar uma história.

Fotografias
Vídeos

Bruxas A volta ao mundo em 80 vassouras!

Programa
bottom of page