Fundamentação

Associar a leitura a atividades prazerosas, que estimulam a imaginação, exploram a magia das histórias e dos contextos, criam laços de afetividade entre os leitores, os autores, as obras e os mediadores de leitura, é uma estratégia já testada para se alcançar uma atitude mais positiva face à leitura, junto das crianças e dos jovens. O trabalho de animação de leitura desenvolvido na rede concelhia de leitura leva-nos a reforçar esta linha de trabalho, envolvendo os alunos numa animação responsabilizadora, em trabalho de articulação com áreas curriculares e não curriculares, nomeadamente a área de Oferta de Escola (Educação Artística) e as Atividades de Enriquecimento Curricular, na exploração de obras literárias e na organização de projetos de turma no âmbito da aplicação do referencial “Aprender com a biblioteca escolar”. Pretendemos ainda estabelecer outras parcerias, no sentido de articular a literatura com outras artes, com a música, o cinema, a dança, a pintura, levando os alunos a dar novos sentidos às suas leituras. Outro recurso a mobilizar será a exploração de exposições educativas baseadas em obras literárias, e/ou a exploração de outros temas de interesse cultural e instalações que promovam o património cultural do concelho. A divulgação destas iniciativas para além da fidelização dos utilizadores contribuirão para a construção de uma identidade local.

Objetivos

  • Dar visibilidade às ações de leitura recreativa e às atividades culturais desenvolvidas pela rede concelhia, divulgando-as na comunidade escolar e extraescolar e nas redes sociais.

  • Envolver emocionalmente os leitores em novas experiências de leitura.

  • Diversificar leituras e reforçar competências leitoras multimodais.

  • Procurar o diálogo da literatura com outras artes, através de atividades específicas, em contexto escolar, interligadas à volta de um tema comum.

Destinatários

Comunidade escolar e comunidade educativa.