Fundamentação

Ao longo dos 20 anos de existência a RBS implementou estratégias diversas de promoção de leitura, algumas pontuais e efémeras, outras de continuidade e articulação com o currículo e com outras entidades, no sentido de alargar o núcleo de leitura a públicos diversificados, corresponsabilizando a família, envolvendo a comunidade.

Nos últimos anos a consolidação dos projetos de leitura têm por base a continuidade das ações, sempre contextualizadas aos projetos curriculares de escola e/ou de turma, apoiadas na diversificação de estratégias, tornando as atividades mais apelativas e integradoras de novos recursos, e suportadas no trabalho em rede ao nível da ação das bibliotecas do concelho, assumindo a Biblioteca Municipal a ligação com outros públicos para além do escolar, onde se inclui a leitura infantil, no sentido de fomentar o gosto precoce pelos livros e pela leitura, a leitura com a família e com os idosos. Porque criar leitores é um projeto de todos e para todos, esta é linha de trabalho que procuraremos aprofundar na ação 3.

Objetivos

  • Criar uma cultura da leitura, impressa e digital, explorando recursos, equipamentos tecnológicos e estratégias capazes de enriquecer as experiências de cada leitor e de promover o gosto e o prazer de ler.

  • Aprofundar a articulação entre as atividades curriculares, desenvolvidas em contexto de sala de aula, com as animações de leitura e do livro desenvolvidas nas BE.

  • Desenvolver as competências dos alunos no que se refere ao facto de se tornarem leitores críticos e autónomos, em suporte papel e em suporte digital.

  • Envolver a comunidade educativa em ações de leitura partilhada.

Destinatários

Comunidade escolar e comunidade educativa