Fundamentação

Promover a leitura junto dos alunos do século XXI, quer seja a nível curricular quer a nível recreativo, exige que se tenha uma atitude positiva face à utilização das tecnologias na mediação leitora e se reconheça o seu impacto no perfil do potencial leitor. É um desafio que se coloca à escola e que implica mudanças pedagógicas, meios materiais, conhecimento dos novos ambientes e ferramentas digitais, e vontade de mudança, no coletivo, na comunidade educativa.

Na RBS este compromisso foi assumido pelas bibliotecas escolares, ao disponibilizarem alguns dispositivos móveis para leitura digital, a incluírem a aquisição de livros digitais para o fundo documental e, sobretudo, diversificando estratégias de leitura com recurso a tecnologias, implicando os alunos na utilização educativa dos equipamentos das bibliotecas e dos seus dispositivos pessoais (BYOD) e envolvendo alguns professores na experimentação dos novos recursos. Apesar de já se ter iniciado o trabalho baseado em recursos digitais em alguns ciclos de ensino, a sua expressividade na comunidade escolar é ainda reduzida e experimental.

Pretendemos aprofundar esta acção, com uma aposta na formação dos professores e num maior envolvimento de turmas em iniciativas que promovam a leitura de diferentes tipos textos e de literacias múltiplas, trabalhando de forma interativa, dinâmica e colaborativa recorrendo a aplicações da web 2.0.

Objetivos

  • Formar professores e alunos para o novo paradigma de escrita e leitura.

  • Dinamizar iniciativas promotoras da leitura e da escrita que envolvam a utilização de recursos digitais.

  • Proporcionar o contacto com o livro na sua forma de ebook, para se alcançarem novos livros e novos autores.

  • Mobilizar competências leitoras e digitais na divulgação de obras e partilha de experiências de leitura.

Destinatários

Alunos e Professores.